Nº de Brotinhos Visitantes

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A DITADURA E OS EXILADOS

Durante o regime militar, que durou de 1964 a 1985, além dos desaparecimentos, torturas e execuções, houveram, também, aqueles que eram banidos do país. Artistas e intelectuais que se manifestavam explicita ou implicitamente contra o regime, eram "convidados" a se retirarem do Brasil e obrigados a pedirem asilo político em outro país. Talvez por serem bastante conhecidos, não eram eliminados, pois poderia dar muito na vista. Geraldo Vandré compôs a música "Prá não dizer que não falei das flores", que quase diretamente sugere um movimento contra o regime.
A censura e sua tesoura, agiam impiedosamente nos cortes não só no lado musical mas no cultural de uma forma geral. Peças de teatro, filmes, novelas, espetáculos, nada escapava da ceifa da censura. Muitas músicas que continham duplo sentido, poderiam ser interpretadas de diversas formas.
 Caetano Veloso refugiou-se em Londres, local que foi seu exílio por algum tempo. Ele era uma das principais figuras do movimento da "Tropicália" que durante algum tempo rivalizou com o movimento "Jovem Guarda". Mas ao contrário dos outros integrantes do movimento da "Tropicália", Caetano acabou simpatizando com o movimento "Jovem Guarda".
Quem chamou a atenção de Caetano Veloso para a música de Roberto Carlos foi Maria Bethânia, sua irmã. O compositor seguiu o conselho da irmã, viu a "Jovem Guarda", e gostou. A partir daí começou a se afastar da MPB. Em julho de 1967, Caetano não participou da "passeata contra a guitarra elétrica", assistindo a manifestação de uma janela do hotel Danúbio, que seria transformado em QG do tropicalismo. Os caminhos entre Roberto Carlos e Caetano Veloso se entrecuzaram e quando Caetano estava exiliado em Londres, Roberto compôs "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos". Na época ninguém percebeu o verdadeiro sentido da música, atribuindo-a a uma determinada musa. Mas após alguns anos, ficou bem claro que o alvo da música era a situação em que Caetano se encontrava no exílio.
O programa deste sábado, 05/11/2011, terá como primeira música, justamente "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos" e se prestarmos atenção em sua letra conseguiremos captar a mensagem que Roberto Carlos quiz passar e que na época da ditadura militar passou despercebida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário