Durante muitos anos, principalmente na década de sessenta, a leitura das revistas em quadrinhos com os personagens de Walt Disney foi muito comum.
Eram quatro títulos que muito ajudaram a criançada a aprender a ler; O Pato Donald, Mickey, Zé Carioca e o Almanaque Tio Patinhas. Chamados de gibis, as revistas em quadrinhos eram não só um instrumento de leitura, mas também serviam para coleção. Muitos, após lerem, faziam a troca com outros leitores. Era comum nos cinemas antes das matinés, a troca de gibis.
O almanaque Tio Patinhas era maior e portanto com mais estórias.
Tio Patinhas é um pato quaquilionário conhecido como pão duro. Sua relíquia maior era a moedinha número um que foi o que lhe deu sorte e fortuna. Sua Caixa forte mais parece uma piscina de dinheiro, na qual ele toma "banho" para se sentir melhor.
Pato Donald é seu sobrinho, e por sua vez tem também seus três sobrinhos: Huguinho, Zézinho e Luisinho. Sua namorada é a Margarida, uma pata charmosa e elegante, que também tem suas sobrinhas: Lalá, Lelé e Lili. Eles moram em Patópolis.
Dessa turma tem também o primo Peninha, meio desastrado, o Gastão, um pato galã.
O camundongo Mickey é muito inteligente, e foi o primeiro personagem de Walt Disney. Sua namorada é a Minnie e seu amigo é o Pateta, que é um cachorro tipo pessoa, seu cachorro tipo cachorro é o Pluto.
Os irmãos Metralhas com suas roupas de presidiários sempre planejando algum roubo. O Mancha-Negra ajuda a compor a lista dos vilões.
Tem também a Clarabela (uma vaca que usa salto alto), o Horácio (um cavalo). As bruxas Maga Patalógica e a madame Mim, que estão sempre de olho na moedinha nº 1 do tio Patinhas.
São muitos os personagens, que seria preciso uma página inteira para lista-los.
Lembro que as revistas Disney muito me auxiliaram quando estava aprendendo a ler. Ganhei a primeira de uma amiga de minha mãe que disse que aquela revista me ajudaria muito na leitura. Não foi à toa que tive que trocar de sala no colégio, pois estava numa turma que ainda não sabia ler e fui surpreendido pela professora quando lia um papel que encontrei no chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário