Simca Chambord |
Entre os carros que desfilavam pelos anos sessenta, sem dúvida o Simca Chambord foi um dos mais belos.
O simca Chambord foi produzido pela Simca francesa entre 1958 e 1961, desenvolvido a partir do Simca Versailles. Tal como este, imitava os automóveis estadunidenses da época. Foi o primeiro automóvel de luxo fabricado no Brasil, a partir de 1959, tendo continuado a ser construído sob licença pela Simca do Brasil até 1967. O Chambord também marcou uma época por ser o veículo usado pelo ator Carlos Miranda, protagonista da popular série de TV "O Vigilante Rodoviário".
O Vigilante Rodoviário |
Apesar de sua boa aparência o Chambord tinha o desempenho comprometido por um motor V8 fraco, o que lhe valeu o apelido jocoso de "O Belo Antônio" (bonito, mas impotente).
O Simca Présidence foi uma versão luxuosa do Simca Chambord. Tinha calotas do tipo aro de bicicleta (parecido com rodas de maserati), pneu estepe atrás do porta malas, cores exclusivas e bancos de couro. Foi lançado em 1965 com um motor V8 Tufão de 110 hp, e no final de 1966 recebeu o motor V8 Emi-Sul de 140 hp.
Havia a versão perua (caminhonete) que era chamado de Simca Jangada, que hoje seria como uma SW.
Simca Jangada |
Simca Chambord-Tufão |
Roberto Bahy |
O programa deste sábado, dia 12-05-2012,
será uma gravação, em virtude de um compromisso que tenho. Formatura da minha filha mais nova Marcella, que será graduada em Pedagogia pela Ulbra. Parabéns a ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário