Nº de Brotinhos Visitantes

sábado, 25 de junho de 2011

Governo de Castelo Branco

        Neste último sábado, dia 25/06/2011, o programa apresentou uma resenha dos principais atos e fatos do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que foi o primeiro presidente da ditadura militar. Foi o início de um período que, no seu total, não foi de boas lembranças para os brasileiros.

        Castelo Branco foi o único presidente brasileiro que, até hoje, eu vi pessoalmente. Quando morei em Santa Maria-RS (no centro do estado) meu pai (que era militar) me levou até a avenida Rio Branco para assistir a um desfile militar e o, então presidente, estava lá no palanque.
        Castelo Branco destacou-se pelo acentuado uso de atos institucionais como instrumentos de repressão. Criou o SNI (Serviço Nacional de Informações). Usando de pressões, conseguiu que o congresso aprovasse várias medidas repressivas. Adotou um plano econômico chamado de PAEG (Plano de Ação    Econômica do Governo). Implementou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
        Em seu governo, através do AI-2, foram dissolvidos os partidos políticos e criada a Arena (Aliança Renovadora Nacional) de apoio ao governo e o MDB que reunia os oposicionistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário