Nº de Brotinhos Visitantes

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

22 DE AGOSTO 2011 - 46 ANOS DE JOVEM GUARDA.

Foi na tarde do dia 22 de agosto de 1965, às 16:30 horas, que foi ao ar pela primeira vez na TV Record o programa "Jovem Guarda". Naquela "Jovem Tarde de Domingo" a palavra de ordem era iê-iê-iê, adaptação do "yeah, yeah, yeah!" da música She Loves You, dos Beatles. A maior parte das letras eram ingênuas e recatadas, e boa parte das músicas, versões de sucessos do rock americano, britânico, italiano e até japonês. Em pouco tempo, a moda adotada pelos apresentadores tinha se espalhado pelo país, bem como seus gestos e gírias.

O primeiro convite para comandar o programa foi feito a Sergio Murilo e Celly Campello. Mas ela, já casada não aceitou - e, sem a rainha o rei foi descartado. Em seguida pensou-se em Ronnie Cord e em Demétrius, outros ídolos da garotada. Mas, também casados, eles não podiam mais representar o papel de broto disponível, uma exigência dos idealizadores. A opção seguinte foi Erasmo Carlos, autor de "Festa de Arromba", música que transmitia a descontração que o programa deveria ter. Erasmo foi conversar com a direção da Record e mencionou Roberto Carlos, que seria em seguida aprovado no teste de vídeo. A idéia inicial ero o programa ter um casal de apresentadores, com Wanderléa. Mas, como a Record não podia voltar atrás com Erasmo, o triângulo se formou.

Escalados os artistas, faltava ainda definir o nome do programa e o patrocinador. O título que fora escolhido, "Festa de Arromba", teve que ser deixado de lado quando Erasmo assumiu papel secundário. Quem sugeriu "Jovem Guarda" foi o publicitário Carlito Maia, sócio da Magaldi, Maia & Prosperi, agencia chamada pela Record para viabilizar o programa.
De onde surgiu a expressão? Há três versões não necessariamente excludentes. A mais direta é a que joga com a oposição à velha guarda musical. A mais circunstancial é a que aponta o empréstimo do nome de uma coluna de notas sociais. A mais criativa é a do próprio Carlito Maia, que dizia ter se inspirado num discurso de Lênin, o líder da Revolução Russa: "O futuro do socialismo repousa nos ombros da jovem guarda".



A questão do patrocínio, no entanto, exigiria bem mais imaginação por parte dos publicitários. Os anunciantes se revelaram refratários ao programa. Roberto Carlos ainda não era suficientemente conhecido em São Paulo. E a franjinha do cabelo, o babado da camisa, nada disso contribuía para a construção da imagem adequada para a venda de certos produtos. Empresas interessadas em atingir o público jovem, não quizeram financiar "aqueles cabeludos delinquentes". Os publicitários resolveram, então, bancar o projeto. Lançaram a marca Calhambeque, gerando royalties com a venda de todo o tipo de produto, de um simples broche a uma vitrola portátil, passando por todos os ítens do vestuário.

Tudo acertado, a "Jovem Guarda" estreou ao vivo em 22 de agosto de 1965, para se tornar em pouco tempo o maior sucesso da televisão brasileira até aquele momento. Com uma hora de duração o programa não tinha roteiro definido e os números musicais dos muitos convidados nem sempre eram bem ensaiados. Mas Roberto Carlos dominou logo o formato e, carismático diante das câmeras, compensava eventuais falhas.


O aniversário da Jovem Guarda será o tema principal do programa deste sábado dia 20/08/2011. 
Roberto Carlos apresentando Reinaldo Rayol, Vanderléa cantando "Que Pena" e "Imenso Amor" gravado ao vivo no programa Jovem Guarda. Sinta o clima da época em que o programa era apresentado. 
Vai tá muito legal, mora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário