Nº de Brotinhos Visitantes

segunda-feira, 30 de abril de 2012

RETRATOS QUE O TEMPO NÃO APAGA II

Nos anos sessenta a televisão ainda era em preto e branco. As novelas eram ao vivo, os famosos tele teatros. Eu tenho até uma tia a Elma que era atriz de novelas. Seu nome artístico era "Suzi". E assim é chamada até hoje, eu é que teimo em chamá-la pelo nome verdadeiro. Era mora no Rio de Janeiro, consequencia de ter sido aero-moça da companhia aérea Cruzeiro do Sul (saudosa Cruzeiro) que depois foi engolida pela Varig.
Bom, mas eram muitas as propagandas que marcaram e muitas ficam na memória, tornando-se inesquecíveis. A propaganda dos cobertores Paraíba, que incentivavam as crianças a ir para a cama quando chegava a hora de dormir. Era como se fosse um aviso para as crianças se retirarem da sala, antes que aparecesse na tela aquela indesejável carteirinha da censura, limitando a idade para a programação a seguir. Os bonequinhos iam em direção ao quarto com uma vela ecesa em um píres e camisola e touca, cantando a música que dizia:

Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar. Um bom sono prá você e um alegre despertar.

A propaganda das Casas Pernambucanas era outra que ficou gravada na memória e está na ponta da língua. Era exibida principalmente no inverno. Era bem assim:

 Uma mulher perguntava ao ouvir uma batida na porta;

- Quem bate ?
- É o frio !
Aí ela cantava:
- Não adianta bater. Eu não deixo você entrar. As Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar.
 Vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar, nas casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar. Casas Pernambucanas !

As propagandas do fuca, chamado de fusca fora do Rio Grande do Sul , Toddy, Sonrisal, Biotonico Fontoura, Kolynos (o gosto da vitória). Eram muitas as propagandas que viraram inesquecíveis para quem vivenciou os anos sessenta.

Em Porto Alegre haviam duas estações de TV, a Piratini que era o canal 5 e a Gaúcha que era o canal 12, ambas no morro Santa Tereza. Em 1969 foi inaugurada a TV Difusora canal 10, no morro que fica no bairro Santo Antonio.

"O passado não reconhece o seu lugar, está sempre presente"
                                        Mário Quintana




Um comentário:

  1. Grande Roberto ! Genial este acervo para rememorar e preservar a memória cultural dos movimentos que o Brasil presenciou porém, não possuímos o hábito de conservar e reestudar nosa história. Parabens ! ! !

    ResponderExcluir