O jornalista Paul Schilperoord afirma que Porsche foi creditado como o designer do Fusca, mas o conceito do carro vem inteiramente de Josef Ganz. Até os nomes Volkswagen e Fusca foi ele quem inventou! Em minha opinião, diz ele, Josef Ganz deveria ser creditado pelo conceito de “carro do povo“, por ter construído os primeiros protótipos e também por haver promovido essas novas ideias, ao longo de vários anos, na revista que dirigia, a “Motor Kritik“.
Já Porsche deveria ser creditado por liderar a equipe de designers que desenvolveu o Volkswagen Fusca para a linha de produção.Os requisitos básicos estabelecidos foram que o carro deveria ser capaz de transportar dois adultos e três crianças a 100 quilômetros por hora e custar 990 Reichsmarks, cerca de doze mil reais de hoje.Segundo o jornalista, Hitler sempre foi um entusiasta de carros grandes e sempre se mostrou muito favorável ao desenvolvimento de carros modernos e de autoestradas.
Também estimulou muito a criação de carros de corrida e subsidiou com milhões de marcos o sindicato das montadoras e a Mercedes-Benz.
Após a II Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha, a fábrica da VW foi entregue aos ingleses, para ser desmontada e transportada para a Inglaterra. Mas os fabricantes de automóveis britânicos não perceberam o que tinham em mãos e disseram: ”O veículo tecnicamente é muito ruim… não atrairá o comprador médio… sua construção será antieconômica…” – assim, a VW permaneceu na Alemanha e o futuro foi aquele que se conhece
Nenhum comentário:
Postar um comentário