Nº de Brotinhos Visitantes

domingo, 27 de maio de 2012

JERRY ADRIANI - O ITALIANÍSSIMO

Jerry Adriani foi, sem dúvida, um dos principais cantores da Jovem Guarda. Nascido em 29 de janeiro de 1947, com o nome de Jair Alves de Sousa, desde pequeno cantava músicas em italiano ensinadas pela avó. Aprendeu a tocar acordeon e aos 11 anos começou a ter aulas de canto em conservatórios do interior paulista. Se apresentou em alguns programas de rádio no início dos anos sessenta, época em que adotou o nome artístico. Em 1962 entrou como crooner no conjunto "Os Rebeldes", que se apresentou na TV Tupi. Gravou o primeiro disco, "Italianíssimo" em 1964, só com canções italianas, fazendo grande sucesso entre o público jovem. A fórmula deu tão certo que no ano seguinte a CBS lançou o LP "Credi a Me", com mais músicas italianas.
Em 1965, grava "Um Grande Amor", sendo o primeiro LP em português. Tornou-se apresentador do programa "Excelsior a Go Go" na antiga TV Excelsior (Canal 9), atual Rede TV, em São Paulo ao lado do comunicador Luiz Aguiar; apresentava músicas dos Vips, Os Incríveis, Trini Lopez, Cidinha Campos, entre tantos outros.

A partir de 1966, com o lançamento de "Devo Tudo à Você", começou a desvincular sua imagem de cantor exclusivo de canções italianas. Nessa época alguns dos maiores sucessos foram "Vivendo sem Você" e "O Homem Triste". Fez filmes para o cinema na época e ao estilo da Jovem Guarda, protagonizando "Jerry, a Grande Parada" (com Neyde Aparecida e Os Pequenos Cantores da Guanabara), "Em Busca do Tesouro" e "Essa Gatinha é Minha" (com Pery Ribeiro e Anik Malvil).



Entre 1967 e 1968, já na antiga TV Tupi, (canal 4), atual SBT em São Paulo, passou a apresentar "A Grande Parada", ao lado de grandes artistas, como Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pera. Era um musical ao vivo que apresentava grande nomes da música popular brasileira.
Em 1969 ganhou o título de Cidadão Carioca.
Alternando entre o rock tradicional dos anos 50 e 60 e canções românticas, gravou dezenas de discos e atuou também como compositor. Mas seus grandes sucessos foram, em sua maioria, versões de  canções norte-americanas e italianas, como "Querida" (versão de Rossini Pinto para "Don't Let Then Move", de Garret/Howard) e "Um Grande Amor" (versão de Romeu Nunes para "I Knew Right Away" de Cogan/Foster).


Jerry Adriani foi o responsável pela ida de Raul Seixas para o Rio de Janeiro, amigos que eram desde a época que Raul possuía uma banda em Salvador, chamada "Raulzito e Os Panteras". Entre 1969 e 1971, antes de iniciar a carreira solo, Raul Seixas foi produtor de Jerry Adriani.
São de autoria de Raul as músicas que fizeram sucesso na vóz de Jerry: "Tudo que é Bom Dura Pouco", "Tarde Demais" e "Doce, Doce Amor".





Na década de 1970, fez shows na Venezuela, Peru, Estados Unidos, México, Canadá e outros paises.





Em 1975, participou de um musical no Hotel Nacional, denominado "Brazillian Folles", dirigido por Caribe Rocha, ficando um ano e meio em cartaz.


No começo da década de 90, gravou um disco que trazia de volta as origens do Rock'n Roll, com o tema "Elvis Vive", sendo este o 24º disco de sua carreira.





Em 1994, a convite de Cecil Thiré, participou da novela 74.5 uma onda no ar, produzida pela TV Plus e exibida pela rede Manchete, exibida também em Portugal com grande sucesso.


Em 1998, gravou o CD "Forza Sempre", com músicas de Renato Russo, do Legião Urbana, seu discípulo vocal, vertidas para o italiano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário