Nº de Brotinhos Visitantes

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EDUARDO ARAÚJO "O BOM" DA JOVEM GUARDA

Eduardo Oliveira Araújo nasceu em Joaíma, Minas Gerais em 23 de Julho de 1942, integrou a Jovem Guarda e conseguiu alcançar um grande êxito com o tema O Bom, canção gravada em 1967.
Na infância os seus ídolos eram Luiz Gonzaga e Pedro Raimundo. Na adolescência, Eduardo deixa-se influenciar pelo Rock and Roll (principalmente por Gene Vincent). Em 1958, participa na banda "The Playboys" e em 1960 apresentava-se no programa de rádio de Aldair Pinto.
Em 1960, Eduardo muda-se para o Rio de Janeiro e começa a aparecer no programa de televisão "Hoje é Dia de Rock" apresentado por Jair Taumaturgo. No ano seguinte, grava um disco de 78 rotações intitulado "Eduardo Araújo".
Também participou no "Clube do Rock" apresentado por Carlos Imperial. Desapontado com o pouco sucesso obtido, Eduardo volta para Joaíma.
Em 1967, após gravar com The Fevers e assinar um contrato com a TV Excelsior, grava dois dos seus maiores sucessos, as canções, "O Bom" e "Vem Quente Que Estou Fervendo" (gravada anteriormente por Erasmo).
Eduardo assina contrato com a TV Excelsior para apresentar o programa "O Bom" ao lado de Sylvinha (com quem se casaria em 1969).
Em 1968, grava o álbum de Soul Music "A Onda é Boogaloo", álbum produzido por Tim Maia.
Com o fim da Jovem Guarda, Eduardo grava discos influenciado pelo psicadelismo e o rock progressivo. Nessa época recria canções de compositores brasileiros como Chico Buarque, Ary Barroso e Luiz Gonzaga.
Após ter ficado 5 anos afastado da carreira musical, Eduardo compõe uma canção em homenagem ao cavalo Mangalarga Marchador e grava um disco com influências da música country e do country rock.
Nos anos 90, mantém o estilo da década anterior. Apresenta dois programas de televisão "Pena na estrada" (exibido pelo SBT) e "Brasil Rural" (exibido pela TV Bandeirantes).
Em 1997 grava o álbum "Pó de Guaraná" em Nova Jersey. O álbum conta com a participação da banda brasileira Dr. Sin.


Eduardo Araújo (1971) - LP Odeon MOFB 3681, 1971

Disco gravado já no início da década de 70, quando o seu rock estava ficando mais puro e consistente. Este é um dos seus melhores trabalhos. Algumas das faixas do álbum são bem conhecidas, mas Eduardo Araújo deu-lhes uma nova interpretação, misturando Rock e Soul Music, com uma sonoridade espectacular.

Faixas / Track List:

01 - No rancho fundo (Ary Barroso - Lamartine Babo)
02 - Salve, salve brasileiro (Marcos Durães - Eduardo Araújo)
03 - Ave Maria do Morro (Herivelto Martins)
04 - Preciso chegar (Carvalho - Eduardo Araújo)
05 - A canção do povo de Deus (Geraldo Nunes)
06 - Carinhoso (Pixinguinha, João de Barro)
07 - Explosão norte - sul (Zapatta)
08 - A ilha (Taiguara)
09 - Porque que a gente morre (Carvalho - Zapatta - Eduardo Araújo)
10 - Meu pai não me avisou (Carvalho, Eduardo Araújo)
11 - Asa branca (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário