Nº de Brotinhos Visitantes

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A ORIGEM DA TELEVISÃO NO BRASIL



Em 18 de setembro de 1950 o Brasil viu, pela primeira vez, a televisão em funcionamento. A transmissão sofreu problemas, os aparelhos eram escassos e a programação uma incógnita. Ainda assim, inaugurou-se uma nova relação do brasileiro com o mundo da imagem. Hoje, não importa onde seja o lar, uma modesta casa de quarto e sala ou um sofisticado apartamento: lá reinará um aparelho de televisão. Com tela de alta definição, acesso aos canais pagos ou simplesmente um antigo modelo movido a óleo, a televisão é onipresente na nossa sociedade. Mas nem sempre foi assim.
Trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo e em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi no Rio. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade Brasil. Em 1955 é inaugurada a TV Rio, aliando-se à TV Record, inaugurada em 1953, às Emissoras Unidas. Em agosto de 1957 inicia-se as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio. Em 1959 surge a TV Continental canal 9 no Rio, trazendo a novidade do video-tape para o Brasil, ela seria cassada em 1972. Em 1960 é inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo, a segunda viria em 1963 no Rio. As duas sairam do ar por decisão do governo em 1970.
Em 1960 foram inauguradas as duas primeiras emissoras de televisão do Recife: TV Jornal do Commercio e TV Rádio Clube de Pernambuco. Em 26 de abril de 1965, entra no ar a TV Globo canal 4 do Rio, embrião da Rede Globo de Televisão. Em março de 1966 a TV Globo do Rio compra a TV Paulista transformando-a em TV Globo de São Paulo, primeiro passo para a criação da Rede Globo. Em 13 de maio de 1967, começa a funcionar a TV Bandeirantes canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes. Em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco. Em 28 de fevereiro de 1969, inaugura-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, então uma empresa estatal, localizadas no município de Tanguá no Estado do Rio de Janeiro, ligando em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo. Em 31 de março de 1972, foi inaugurada oficialmente a TV em Cores no Brasil. Em abril de 1977 é cassada a TV Rio.
Em 16 de julho de 1980, foi fechada pelo governo federal a Rede Tupi de Televisão, emissoras pioneiras da TV no Brasil, no ar desde a década de 1950. No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unifica suas emissoras fundando o SBT. Em 5 de junho de 1983, é fundada no Rio de Janeiro, a Rede Manchete composta de canais no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília. Em março de 1985, o Brasil começa a operar com o seu primeiro satélite, o Brasil-Sat. Em 1987 volta a funcionar a TV Rio que mais tarde seria vendida a Igreja Universal. Em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo é vendida para Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão. A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema "MMDS", a empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que transformou-a em TVA. Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a Rede TV!. A TV Digital no Brasil teve início as 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, pelo padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o mais completo e avançado do mundo.

A TV EM PORTO ALEGRE

A primeira emissora de televisão em Porto Alegre foi a TV Piratini canal 5 (já extinta), seguida da TV Gaúcha canal 12 (atual RBS TV). Logo em seguida, outubro de 1969, surgiu a TV Difusora canal 10 (hoje Bandeirantes) no morro Santo Antônio.
Tanto a TV Piratini quanto a TV Gaúcha (localizadas no morro Santa Teresa), foram vítimas de incêndios.
O prédio onde ficava a TV Piratini, após o fechamento desta pelo governo, passou a ser utilizado pela TV Educativa canal 7 do governo estadual, e o SBT obteve a concessão do canal 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário