Nº de Brotinhos Visitantes

terça-feira, 10 de julho de 2012

ROLLING STONES COMPLETAM 50 ANOS DE CARREIRA

UM DOS GRUPOS DE ROCK MAIS ANTIGOS AINDA EM ATIVIDADE, ESTÁ CELEBRANDO 50 ANOS DE CARREIRA DESDE SUA ESTRÉIA EM 12 DE JULHO DE 1962 AINDA EMOCIONANDO MULTIDÕES.



O número 165 de Oxford Street em Londres, local do clube do início da carreira, está bem diferente, mas os Rolling Stones continuam apaixonando multidões, 50 anos depois do primeiro show e de uma trajetória revolucionária no mundo do rock & roll.

Uma agência bancária está no local da grande avenida comercial londrina que era ocupado pelo Marquee Club, onde em 12 de julho de 1962 um novo grupo formado por Brian Jones, Mick Jagger, Keith Richards e outros três músicos deu seus primeiros passos em um palco.

Jagger e Richards, amigos de infância, tinham então 19 anos, e Brian Jones, que morreu tragicamente afogado em uma piscina em 1969, 20.

Reis da provocação, que nos anos seguintes passaram a contar com Bill Wyman e Charlie Watts, não podiam imaginar que se tornariam uma referência para gerações de músicos e venderiam mais de 200 milhões de álbuns, com direito a clássicos como "(I Can't Get No) Satisfaction" e "Jumpin' Jack Flash".

"Começamos como um grupo de blues, tocando em clubes, e nos vimos lotando os maiores estádios do mundo com o tipo de espetáculo que nenhum de nós teria imaginado no início", afirma uma nota publicada em março no site oficial do grupo, um resumo de "50 anos fantásticos".

O grupo, que alcançou o apogeu artístico entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 com álbuns "Beggars' Banquet", "Sticky Fingers" e "Exile on Main Street", superou crises, abuso de drogas e mudanças em sua formação.

O sinal de que a popularidade dos Stones permanece alta é comprovado pelas especulações sobre um possível show para celebrar o 50º aniversário.

A revista Rolling Stone, que como o grupo tem o nome de uma canção da lenda do blues Muddy Waters, informou que a possibilidade da apresentação é grande.

E, com a reunião dos Rolling Stones para os primeiros ensaios em cinco anos, começam os boatos sobre uma turnê no próximo ano. A última série de apresentações aconteceu de 2005 a 2007, para promover o último álbum de estúdio da banda, "A Bigger Bang".

"Para 2012 não estamos prontos", declarou Keith Richards em março, antes de afirmar que 2013 era uma data mais realista.

Mick Jagger também negou uma apresentação nos Jogos Olímpicos de Londres, que começam em 27 de julho.

"Não tocaremos nos Jogos Olímpicos, mas tenho vontade de assistir ao evento como todos!", escreveu no mês passado em sua conta no Twitter.

Para celebrar meio século de carreira, os fãs poderão visitar uma exposição de fotos do grupo que será aberta ao público na quinta-feira na Somerset House de Londres, "The Rolling Stones: 50". Além disso, será lançado um livro de mesmo nome.

Um documentário sobre a agitada história do grupo deve chegar aos cinemas em setembro.

Será uma nova oportunidade de abordar a tensa relação da dupla central formada pelo carismático vocalista Jagger e pelo turbulento guitarrista Richards, famoso por seus geniais 'riffs' e por histórias lendárias de abusos das drogas.

A divergência ressurgiu em 2010 com a publicação da autobiografia de Keith Richards, que, entre outras alfinetadas, criticou Jagger por ter aceitado um título de nobreza da rainha Elizabeth II.

Em um trecho do livro, Richards chama Jagger ironicamente de "Sua Majestade".


O INÍCIO

Os maiores rivais dos Beatles, os Rolling Stones são um dos principais grupos britânicos que conseguiram se tornar bem sucedidos nos Estados Unidos abrindo as portas para a famosa “Invasão Britânica” nos anos 60.  Ganhou o status de a Maior Banda de Rock and Roll do ‘Rock and Roll Hall of Fame’. Esses adjetivos são apenas uma introdução de uma das bandas mais proeminentes da história da música. 50 anos de atividade e de muito sucesso. 

Em 1950, Mick Jagger e Keith Richards eram amigos de infância e estudavam juntos em Wentworth Primary School em Dartford até suas familias se mudarem. Depois de se encontrarem em um trem no caminho para a faculdade ambos conversaram sobre a grande amizade que eles tinham e o quanto eles adoravam Chuck Berry e Muddy Waters quando descobriram interessados em formar uma banda até mesmo para ter um motivo para continuarem amigos.
Então eles formaram sua primeira banda chamada Blues Incorporated, a proposta era fazer um som R&B com o toque londrino. Passaram pelo Blues Incorporated dois futuros membros dos Stones: Ian Stewart e Charlie Watts. Alguns desentendimentos com o estilo da banda levaram a deserção de alguns membros do Blues Incorporated.  Em Junho de 1962, a banda era formada por Jagger, Jones, Richards, Stewart e Tony Chapman. A Blue Incorporated estava morrendo e outra banda estava nascendo Os Rolling Stones. O nome “The Rolling Stones” surgiu de maneira inusitada. Segundo Keith Richards, o nome surgiu quando Jones falava ao telefone com produtores do Jazz News. Quando foi perguntado qual era o nome da banda ele olhou para o chão e viu um LP de Muddy Waters que tinha uma música chamada: “Rollin’ Stones”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário