Nº de Brotinhos Visitantes

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

REDENÇÃO, A NOVELA MAIS LONGA

 
 
Redenção foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de 16 de maio de 1966 a 2 de maio de 1968, sendo até hoje a telenovela que passou mais tempo no ar no Brasil. Foi escrita por Raimundo Lopes e dirigida por Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury.

Fernando Silveira, um jovem médico, chega à cidade de Redenção e desperta paixão em três moças: Lola; a malvada Marisa, filha do prefeito Juvenal; e a filha do sapateiro Carlo, Ângela, com quem se casa. Paira uma dúvida: será Fernando mesmo um médico? Depois, com a morte de Ângela, ele passa a conviver com as armações de Marisa.
 
Redenção mantém ainda hoje, quase cinquenta anos depois, o recorde de novela no ar por mais tempo na televisão brasileira. Foram vinte e quatro meses e dezessete dias, perfazendo 596 capítulos. Há produções que ultrapassaram esse número, como Chiquititas e Malhação, mas não no formato tradicional, ininterrupto, já que as temporadas trocavam os elencos e os enredos, não havendo uma continuidade da trama, caso de Redenção.

Marcou definitivamente o ator Francisco Cuoco na pele do galã que arrebata o coração das mocinhas mas que pode ter um caráter dúbio, e a aura o acompanharia em trabalhos posteriores.
 
Foi em Redenção que se deu o primeiro transplante de coração no Brasil! Dona Marocas morreria na passagem para a segunda fase da novela mas, temendo uma queda na audiência, já que a fofoqueira era uma das mais populares personagens, a direção da emissora resolveu que ela não poderia morrer. Assim, o Dr. Fernando transplanta um coração novo e ela sobrevive.
 
Redenção teve a primeira cidade cenográfica da teledramaturgia brasileira. No município de São Bernardo do Campo, na área onde hoje fica a Cidade da Criança, a TV Excelsior reproduziu uma cidadezinha do interior.
 
Theo De Faria participou do elenco de apoio em Redenção.

 

Um comentário:

  1. EU TINHA 10 ANOS DE IDADE NESSA ÉPOCA E MORAVA NO RIO DE JANEIRO. FOI POR CAUSA DO DR. FERNANDO QUE EU QUERIA SER MÉDICO TAMBÉM QUANDO CRESCESSE. ESSE SONHO INSPIRATIVO DESSA NOVELA SE TORNOU REALIDADE. HOJE EU SOU MÉDICO EM SANTA CATARINA E MUITO FELIZ COM A MINHA CARREIRA !!!! LEMBRO PERFEITAMENTE DE CADA ATOR E PERSONAGEM.
    Carlos Sérgio Moura.

    ResponderExcluir