Nº de Brotinhos Visitantes

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA

Roberto Carlos, ídolo da música jovem brasileira, é perseguido por um bando que pretende utilizá-lo para a produção em massa de canções, com a ajuda de um cérebro eletrônico. Roberto, que está fazendo um filme com o vilão francês Pierre, é obrigado a fugir de helicóptero, avião, automóvel, tanque e até foguete espacial, indo do Rio a São Paulo e a Nova York e Cabo Kennedy.

Em 1967, o cantor Roberto Carlos e o movimento musical da Jovem Guarda faziam grande sucesso. O cineasta Roberto Farias, inspirado no sucesso dos filmes dos Beatles, produziu um filme estrelado pelo cantor, intitulado "Roberto Carlos em ritmo de aventura", em cuja trama ele era perseguido por uma quadrilha internacional, enquanto fazia um filme. O principal vilão era interpretado por José Lewgoy.
A história, um tanto ingênua, serviu como fundo para clipes de músicas de grande sucesso do cantor, à época, como "Quando", "Como é grande o meu amor por você", "Eu sou terrível" e outras. Na verdade, essa trilha sonora foi uma das melhores de todos os tempos, entre todas as trilhas produzidas para filmes, no Brasil.

O filme é repleto de cenas extremamente nostálgicas de cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York e outras.
Cena de aventura do filme no Corcovado


Todavia, a mais famosa e memorável sequência, de aproximadamente seis minutos, produzida para o filme foi um sobrevoo da cidade do Rio de Janeiro, a bordo de um helicóptero, a baixa altura.
Executar tal sequência não foi uma tarefa fácil. O helicóptero foi contratado junto à VOTEC - Vôos Técnicos e Executivos S/A. Era um Hughes 300, matriculado PT-HAZ, pilotado pelo experiente e hábil comandante Antônio Carlos Nascimento.
A entrada do Túnel do Pasmado, em Botafogo, em cena do filme
CURIOSIDADES:
- Pela primeira vez como protagonista de um filme, Roberto Carlos teve que viver várias cenas perigosas nesta superprodução de Roberto Farias. Para gravar este longa-metragem, Roberto Carlos dispensou dublês nas cenas mais perigosas. O filme tem uma seqüência inesquecível: o cantor passa de helicóptero por dentro do Túnel do Pasmado, no Rio de Janeiro.

- Para se desvencilhar de bandidos internacionais que querem raptá-lo, Roberto Carlos abusa de acrobacias como descer dentro de um carro pendurado num guindaste e atravessar o Túnel do Pasmado pilotando um helicóptero.

- O filme teve locações como o Corcovado, o Maracanã e a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, além das seqüências gravadas em São Paulo e em Nova York.

- As cenas com aviões foram feitas com pilotos da Esquadrilha da Fumaça. Em algumas delas o diretor estava dentro do avião.

- As filmagens com helicóptero chegaram a parar o trânsito de Copacabana.

- Para rodarem cenas no Cabo Kennedy, nos Estados Unidos, a ousada produção do filme conseguiu um feito inédito: autorização da NASA para filmar nas torres de lançamento de foguetes. Como resultado, Roberto passeia pelo espaço, em imagens que mostram a Terra fora da atmosfera.

- Roberto aparece cantando sucessos como "Namoradinha de um amigo meu", "Negro Gato", "Eu te darei o céu", "Eu sou terrível", "Como é grande o meu amor por você", "De que vale tudo isso", "Por isso corro demais" e "Quando", esta cantada numa cena antológica em que Roberto se apresenta no alto de um prédio.

- A trilha sonora de "Roberto Carlos em ritmo de aventura" foi lançada num disco com este mesmo nome em novembro de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário