Nº de Brotinhos Visitantes

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

THE BEATLES - 50 ANOS DE "LOVE ME DO"


Edição Espanhola do EP (Odeon DSOE 16.574 - 1962

Liverpool celebrará 50 anos de 'Love me do', primeiro single dos Beatles.
A cidade britânica fará diversos eventos para homenagear o quarteto.
A principal comemoração será realizada no dia 5 de outubro, a mesma data em que "Love me do" chegou ao mercado.
"Love Me Do" é o nome de uma canção dos Beatles escrita por Lennon/McCartney. A canção é essencialmente de Paul McCartney que a escreveu entre 1958/59 na sua escola. John Lennon também participou nela. A faixa foi gravada em 6 de junho de 1962 no estúdio Abbey Road.
A canção foi a primeira a ser lançada pelos Beatles em forma de single, cujo lado B trazia a canção "P.S. I Love You", no dia 5 de outubro de 1962. O single atingiu a posição 17 nas paradas de sucesso do Reino Unido e quando foi reeditada atingiu o quarto lugar. Nos Estados Unidos, o single atingiu o primeiro lugar em 1964.

Gravações:
"Love me do" foi gravada em três diferentes vezes e com três bateristas diferentes:
A primeira gravação foi feita em 6 de junho de 1962 com Pete Best, como parte da audição feita na Abbey Road Studios e foi lançada no álbum Anthology 1.
A segunda em 4 de setembro do mesmo ano com Ringo Starr na bateria. O produtor George Martin não aprovou a bateria de Pete Best. Esta versão foi lançada no álbum Past Masters, Volume One e One.

A terceira em 11 de setembro/62 com Andy White na bateria e Ringo tocando tamborim e foi lançada no álbum "Please Please Me".


Etiqueta do single da Parlophone, 1962.
A primeira edição do single, entretanto, trazia a versão de Ringo Starr. para a reedição do single feita em 1976 e a edição comemorativa dos 20 anos de lançamento em 1982 foi usada a versão de Andy White. A versão de Pete Best ficou inédita até 1995, quando foi incluída no álbum Anthology 1.
"Love Me Do", com Ringo na bateria, também foi regravada oito vezes durante os programas de rádio da BBC (Here We Go, Talent Spot, Saturday Club, Side By Side, Pop Go The Beatles e Easy Beat) entre outubro de 1962 e outubro de 1963. A versão que foi gravada no dia 10 de julho de 1963 e foi para o ar no dia 23 de julho, no programa Pop Go The Beatles, pode ser ouvida no álbum Live at the BBC. Os Beatles ainda a tocaram ao vivo no programa de rádio no dia 20 de fevereiro de 1963, chamado Parade of the Pops, também da BBC.
Em 1969, durante a gravação do álbum Let It Be, os Beatles tocaram uma versão mais lenta da canção. Esta versão está presente em álbuns bootlegs.

Outras versões

"Love Me Do" foi regravada por muitos outros artistas entre eles, Sandie Shaw em 1969, Ringo Starr no álbum solo de 1998 Vertical Man, Emmerson Nogueira em 2004 e David Bowie que a cantou na tournê de Ziggy Stardust.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário