Nº de Brotinhos Visitantes

sábado, 29 de setembro de 2012

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL

 
Creedence Clearwater Revival foi uma banda de rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook(baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.
O embrião da banda Creedence Clearwater Revival foi fundado em 1959, chamava-se Blue Velvets e era formada pelos irmãos John Fogerty (vocalista e guitarrista), e Tom Fogerty (guitarrista), Stuart Cook (baixo) e Douglas Clifford (bateria). Em 1966 conseguiram seu primeiro contrato com uma gravadora, a Fantasy, e com o nome de The Golliwogs gravaram dois singles. Embora não tivessem grandes pretensões o single foi bem aceite. Em 1967 mudaram o nome da banda para Creedence Clearwater Revival e a boa aceitação dos primeiros singles levou-os a deixar de ser apenas uma banda de covers dos anos 50 para se arriscar em suas próprias composições.


Em 1968 lançaram o seu primeiro álbum, auto-intitulado. Em meio ainda ao fenómeno das bandas inglesas os Creedence foi uma das primeiras bandas americanas a firmar-se no topo das paradas (entre outros com os singles "Susie Q" e "I Put a Spell on You").
Em 1971, após mais três álbuns de sucesso, os Creedence Clearwater Revival tornou-se na primeira banda a superar os Beatles como grupo de rock mais popular. O seu maior hit de todos os tempos, "Have You Ever Seen The Rain", do álbum Pendulum, trata-se de uma das músicas mais coverizadas até hoje. As suas músicas de pouco mais de três minutos, com refrões fáceis e cativantes pavimentaram caminho para as bandas de Hard Rock que se seguiriam.


Contrastando com o sucesso crescente surgiu a notícia de que Tom Fogerty havia abandonado a banda para seguir carreira solo. Os Creedence (como um trio) ainda lançou um álbum decepcionante, "Mardi Gras", antes de ser declarados extintos em 1972. Desde então reuniram-se eventualmente para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e apresentaram-se tocando músicas do seu grupo antigo.
Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum a solo de Tom Fogerty lançado em 1974, "Zephyr National". Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios.

Um comentário:

  1. Tom Fogerty morreu vitima de HIV que contraiu numa transfusao, a banda se acabou por brigas dos membros. Hoje eles sao inimigos, John Fogerty foi a alma do Creedence, os outros paenas musicos de apoio.

    ResponderExcluir